ESTANTE - dica de livros e Revistas Para serem trabalhados(as) com alunos em sala de aula.

ENVIE A SUA DICA PARA O NOSSO EMAIL- pedagogiadacultura@bol.com.br / pedagogiadacultura@yahoo.com.br

os livros tem que ter uma contribuição relacionada a educação, cultura, lazer e saúde.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

LIVRO: POESIA MINHA VIDA - PAULO ARAUJOAPRESENTAÇÃO:A poesia é a alma da vida, assim como a cor traduz o sentimento poético na tela do artista. O poeta Paulo Araújo, usa esses dois sentimentos do belo e poético, assim ele diz em seu depoimento: Tudo em nosso redor inspira poesia, se ouvimos uma música, é poesia, se lemos um livro, é poesia, se dizemos te amo, é poesia. A poesia na vida do poeta Paulo Araújo, é um amor totalitário, é uma fonte inesgotável, ele vê a poesia em tudo, em todos os momentos, sem dúvidas a poesia para ele é dedicação e inspiração. O amor pela pedagogia o impulsiona para escrever versos e prosas, um poeta inigualável. premiado e querido, por todos aqueles que conhece o ser iluminado que ele é, despontando no horizonte assim como o sol aquecendo nosso planeta...parabéns amigo Paulo, sucesso! Barão De Luna Freire, (Presidente Nacional da Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências - Curador de Artes Plásticas e Poesias, ativista sócio-cultural-Niterói – RJ.)

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTE LIVRO É MARAVILHOSO PARA NÓS EDUCADORES, PAIS E ALUNOS.

 

Esse Livro Do Hildebrando é delicioso, nos remete ao passado. Meninice maravilhosa...!É ótimo para se trabalhar em sala de aula.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Revista Diversidades

A Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação de Madeira (Portugal) publica uma revista muito interessante que pode ser baixada em formato pdf.  A edição número 15 contempla a temática do Autismo como elemento de reflexão.  Todos os números podem ser obtidos aqui: 

 

http://www.madeira-edu.pt/dreer/RevistaDiversidades/tabid/1284/Default.aspx

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Este Livro todo aluno ou profissional da Educação deve ler! É uma abordagem espetacular sobre a Educação no Brasil.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DOIS LIVROS MARAVILHOS PARA SE TRABALHAR EM SALA. (Trabalhei o Respeito esta semana os alunos adoraram).

__________________________________________________________________________________

12 dicas de literatura afro-brasileira e africana

por: Mariana Queen
 
 

Literaturas que valorizam a diversidade étnica e cultural afro-brasileira e africana são uma ótima alternativa para abordar os conteúdos exigidos pela lei 10.639, que obriga o ensino da “História e Cultura afro-brasileira e africana” nas escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada de todo Brasil.  Veja 12 dicas de livros recomendados para pais, filhos e professores sobre o tema. Confira também o índice de autores negros do Literafro, portal de estudos de literatura afro-brasileira da Universidade Federal de Minas Gerais.

1 – Menina Bonita do Laço de Fita

Autor: Ana Maria Machado

A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.

 

2 – Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném

Autores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo

O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.

3 – O Menino Marrom

Autor: Ziraldo

O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.

 

4 – Lendas da África

Autor: Júlio Emílio Brás

O livro mostra fábulas tipicamente africanas para leitores de todo mundo. Nas histórias, o autor mostra um pouco do folclore africano, além de passar valores do “tempo em que os animais ainda falavam” para as crianças.

5 – Terra Sonâmbula

Autor: Mia Couto

Primeiro livro do autor africano, Terra Sonâmbula foi considerado um dos doze melhores romances do continente no século 20.  Numa estória emocionante sobre o encontro de um menino sem memória e um velhinho meio perdido pelo mundo, Mia Couto mistura símbolos tradicionais da cultura e da história moçambicana.

 

 

6 – Meu avô um escriba

Autor: Oscar Guille

A história se passa na África, mais precisamente no Egito. O pequeno Tatu é neto de um escriba. A convivência com o avô permitirá ao menino aprender cálculos, a ter contato com tradições mais antigas de seu país e a se preparar para também ser um escriba um dia.

7 – O Cabelo de Lelê

Autor: Valéria Belém

Lelê é uma linda menininha negra, que não gosta do seu cabelo cheio de cachinhos. Um dia, através de um fantástico livro, começa a entender melhor a origem de seu cabelo e, assim, passa a valorizar o seu tipo de beleza.

8 – A varanda Do Frangipani

Autor: Mia Couto

O romance policial moçambicano é marcado por palavras criadas pelo próprio autor, nascido no país onde se passa a trama. A história conta sobre o violento colonialismo em Moçambique e a superação do país a partir dessa cicatriz histórica.

9 – Bia na África

Autor: Ricardo Dregher

O livro é parte da coleção “Viagens de Bia”.  Nessa estória, Bia viaja por diferentes países da África, como Egito, Quênia e Angola.  Na aventura, a garotinha conhece, entre outras curiosidades, a história do povo árabe e dos nossos antepassados negros, que vieram como escravos da África para o Brasil há muitos anos.

10 – Avódesanove e o segredo do soviético

Autor: Ondjaki

Em Luanda, capital da Angola, África, as obras de um mausoléu realizadas por soldados soviéticos ameaçam desalojar morados da PraiaDoBispo, bairro da região.  As crianças do bairro percebem as mudanças com olhares desconfiados. Talvez elas sejam as primeiras a perceber que a presença dos soldados soviéticos significa mais do que uma simples reforma espacial.

11 – Tudo Bem Ser Diferente

Autor: Todd Parr

A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais.

12 – Diversidade

Autor: Tatiana Belinky

O livro mostra, através de versos, porque é importante sermos todos diferentes. A autora fala que não basta reconhecer que as pessoas não são iguais, é preciso saber respeitar as diferenças.

Por Mariana. Mariana Queen é estagiária do Educar para Crescer, faz jornalismo na USP e, tendo estudado durante toda a vida na rede pública de ensino, defende o direito a uma Educação pública e de qualidade para todos. 

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Currículo, Cultura e Sociedade

    Este livro reúne ensaios e artigos que tratam de questões centrais sobre o tema do currículo. Pode-se dizer que a questão da seleção e a organização do conhecimento educacional - o currículo - está no centro mesmo da ação educacional. É uma problemática, porém, que não tem recebido a devida atenção na literatura educacional brasileira. Os ensaios aqui reunidos objetivam, assim tanto preencher essa lacuna, quanto servir de estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas na área. Os diferentes ensaios que compõem "Currículo, cultura e sociedade", com suas abordagens diversas, são fatores que tornam a leitura recomendável tanto para as pessoas que necessitam ter uma visão introdutória sobre esse campo de estudos, quanto para aquelas que desejam conhecer quais as vertentes mais rekevantes do tema na atualidade.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

O MONGE E O EXECUTIVO - Para trabalhar liderança.

O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”. (...)

_________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________

PARA EDUCADORES E ESTUDANTES NORMALISTAS E ACADÊMICOS,

Como falar em público

O livro Como falar em público - Técnicas de comunicação para apresentações é o mais recente lançamento de Izidoro Blikstein, professor de Comunicação Estratégica da Fundação Getúlio Vargas e titular de Semiótica e Lingüística Geral na Universidade de São Paulo. Pela Ática, o autor já havia publicado o volume Técnicas de comunicação escrita.

Em Como falar em público, Blikstein aborda de forma clara e objetiva as demandas essenciais das quais é impossível fugir quando queremos fazer uma apresentação. O autor mostra a necessidade de planejamento, ensaio, empatia, credibilidade, clareza, fluência, correção gramatical e concisão, entre diversos pontos que asseguram o êxito de uma exposição bem-sucedida.

"O objetivo do nosso livro, caro leitor, é apresentar as técnicas e as habilidades necessárias para produzir, sem medo e sem inibição, uma comunicação clara, objetiva, atraente e persuasiva em apresentações, reuniões, palestras, conferências, aulas, discursos e exposições, nos variados cenários profissionais, acadêmicos e sociais", afirma em sua obra o autor, que também atua como consultor de comunicação empresarial e desenvolve cursos de media training.

No início da obra, Blikstein apresenta um pequeno texto dramático, composto de um prólogo e três atos, que destaca a performance do gerente de qualidade Tácito, chamado de última hora a fazer uma apresentação pública de um projeto de grande relevância para sua empresa.

 

 _________________________________________________________________________________________________________________________________

LIVROS DE CORDEL PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA

CORDEL PEDAGÓGICO

Teoria, técnicas e práticas da Literatura de Cordel em sala de aula

Por: Jotacê Freitas

           Cordel Pedagógico é um livro revolucionário na medida em que propõe a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta para facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, além de estimular a leitura entre as crianças e adolescentes.

           Discriminado por muito tempo como literatura de analfabetos, o Cordel ultrapassou o Século XX como fenômeno cultural de massa e objeto de pesquisa para acadêmicos do mundo inteiro interessados em compreender a relação do povo com a poesia popular.

          As teorias, técnicas e práticas são aqui expostas por quem tem 12 anos de prática na área educacional e é um dos poetas mais produtivos da nova geração de cordelistas na Bahia.

           Parte do texto deste livro é resultado do trabalho de conclusão do Curso de Especialização apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Artes na Educação, pelo curso de Especialização em Artes na Educação do Instituto de Educação Superior de Afonso Cláudio – ISEAC – ES, orientado pela Profª Márcia Rodrigues do Nascimento em 2010.

Fonte: agbook.com.br _____________________________________________________________________________________________________________

 

Este livro foi escrito para todos os curiosos que, como o autor, adoram animais. A ideia surgiu quando alguém perguntou a ele se conhecia as diferenças entre o crocodilo e o jacaré. Para sanar essa dúvida, resolveu estudar a respeito dos bichos e se encantou com tantas curiosidades existentes. E, assim, após registrar as características e os comportamentos de vários animais, iniciou o trabalho de escrever sobre eles em cordel, e logo o texto com os versos e as informações tomaram forma. Para transformar-se em livro, receberam as lindas ilustrações feitas com a técnica de colagem.


________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Em versos rimados, César Obeid apresenta à criança em fase de alfabetização as peripécias de todas as letras, do A ao Z. A letra bastão foi escolhida para facilitar a leitura individual e a autonomia da criança.

 

ESTE LIVRO É MUITO BOM PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS. (eu aprovo) Paulo Araujo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 _________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DICAS DE LIVROS MOTIVACIONAIS

A arte de lidar com pessoas

Aprenda a conviver com todos os tipos de pessoas e melhore seus relacionamentos

 

Pare de se sabotar no trabalho

A autossabotagem é o maior perigo dentro das empresas. Por isso, concentre-se no seu trabalho, evite perder tempo e produza mais

 

A atitude vencedora

Como construir a atitude que vai mudar sua vida

 

Os princípios do sucesso

Tenha disciplina, pratique os princípios e seja uma pessoa de sucesso.

 


As regras de ouro da conduta profissional

Conheça a melhor maneira de fazer sucesso na sua carreira.

 

Imagem profissional

Vista-se para o sucesso!

PageRank