HISTÓRIA (disciplina)

A minha cidade

Assessoria Pedagógica: História - Projetos

 

Objetivos:

• Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora.
• Observar e registrar informações dos elementos encontrados durante a pesquisa sobre a cidade dele: nomes de ruas, edifícios municipais, igrejas, praças etc.
• Identificar as modificações ocorridas na paisagem pela ação do trabalho das pessoas através do tempo.
• Conhecer a história e os principais pontos turísticos da cidade onde ele mora.

Temas transversais
Ética: Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos. Trabalho coletivo e compartilhamento de descobertas.

Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares e observação dos aspectos estéticos da região da escola. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola.

Saúde: Diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação da cidade.

Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo.
Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos.

Material a ser utilizado

• Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete, etc.
• Cartolinas, canetas, colas, tesouras, fita adesiva para as maquetes.
• Caderno ou papel e lápis para anotações.
• Pesquisa sobre a história do nome da cidade.
• Fotos da cidade.

Procedimentos

Primeira etapa
Sensibilização. Proponha um debate sobre:

• O que o aluno admira na cidade dele?
• O surgimento da cidade dele.
• A origem do nome da cidade.

Segunda etapa

Organize um passeio pelo centro e pelos pontos turísticos da cidade. Cada aluno deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações. Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc. Há praças, jardins, pontes, monumentos?

Peça-lhes para verificarem se há sinais de trânsito (semáforos, placas, faixa para pedestres nas ruas), telefones públicos, meios de transporte? Quais?

Através da observação, questione-os com perguntas, para que comparem, formulem hipóteses e identifiquem que tipos de construção, avenidas e serviços públicos eles encontram.

Ao chegarem à escola, converse sobre o que eles viram, o que mais gostaram e o que não gostaram. Registre as conclusões das observações na lousa e peça-lhes que escrevam no caderno.

 

Terceira etapa

Separe a classe em grupos e distribua, para cada um, cartolina, sucatas, fita-crepe, cola e canetinhas.

Peça para cada grupo fazer uma maquete representando a sua cidade, com os pontos turísticos que chamaram mais a atenção.

Através dos registros feitos no caderno, os alunos devem localizar e completar com sucatas as outras construções observadas, como casas, prédios, lojas, bancos, sinais de trânsito, ou desenhar com canetinhas.

Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição de maquetes da cidade.

 

Quarta etapa

Faça uma pesquisa sobre “O nome da minha cidade” e fotos antigas do local. Há quantos anos a cidade foi criada? Em que dia?
Quem foi seu fundador? Sugira uma redação coletiva sobre a pesquisa. Cada aluno vai ler o que pesquisou.

Faça um texto das pesquisas com eles.

Organize a apresentação do cartaz com a redação coletiva sobre a pesquisa: “O nome da minha cidade”, com as fotos encontradas para exposição.

Quinta etapa

Discuta com os alunos sobre os problemas que a cidade apresenta: violência, poluição sonora, do ar e da água, condições da maioria da população, etc

Faça uma campanha de conscientização para melhorar a sua cidade.

Trabalho interdisciplinar
Artes: elaboração de maquete com sucatas.
História: evolução das modificações através do tempo, história do nome da cidade. Fotos antigas.
Português: leitura e produção de textos da pesquisa e da redação coletiva. Ciências: promoção de uma campanha para preservar e conservar a cidade.

Dia das mães

Assessoria Pedagógica: História - Projetos

Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano
Externato Alfredo Backer

 

Projeto: produção do presente para oferecer à mamãe e de um grande painel para decorar o pátio da escola na semana que antecede o domingo em que se comemora o Dia das Mães.

Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Informática e Arte.  

1. Discuta e envolva seus alunos na elaboração do projeto, conversando sobre os principais temas que serão desenvolvidos:

• A importância da mãe na vida de todo ser humano.
• O papel da mãe em nossa família.
• A relação afetiva entre mães e filhos.
• Como as nossas mães nos presenteiam todos os dias com seus cuidados e atenção, vamos retribuir uma parte desse carinho oferecendo um presente no Dia das Mães, feito por nós mesmos, com muito capricho.
• Uma bonita mensagem também é um presente.  

2. Motive os alunos para a elaboração do projeto, fale da necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um para a realização de uma bonita homenagem.

Caso algum aluno não tenha a mãe presente, ressalte que ele pode homenagear alguém que seja responsável por ele.

Duração: aproximadamente 8 a 10 aulas.

Etapas

1ª aula
A primeira aula deverá ser reservada para a discussão de como será o projeto, suas etapas, justificativas para sua realização (pelo desenvolvimento dos temas selecionados) e como e quando será sua apresentação.

Professor e alunos devem trocar idéias, experiências, dar opiniões e também falar sobre a melhor maneira de realizar a homenagem.

2ª e 3ª aulas

Pedir aos alunos uma pesquisa feita em jornais, revistas ou na internet, de artigos, fotos e ilustrações relacionados ao tema. O material trazido pelos alunos deverá ser examinado por todos (professor e alunos) e selecionado para ser exposto no mural da classe. Essa atividade pode ser realizada dividindo-se a classe em grupos de trabalho.


4ª, 5ª e 6ª aulas

Escolha e elaboração do presente. Para ajudar na escolha, indicamos dois livros da Coleção Brincando com Arte, da Companhia Editora Nacional:

Mosaicos, de Marie Enderlen-Debuisson, e Argila, de Patricia Vibien.

Esses livros trazem sugestões de presentes simples, mas originais e de muito bom gosto, que poderão ser escolhidos de comum acordo e facilmente feitos pelos alunos.


7ª e 8ª aulas

Elaboração do painel

Forre uma placa de Eucatex ou similar, ou mesmo um mural, com papel espelho colorido azul-claro, por exemplo. Depois desenhe o tronco de uma árvore com muitos ramos, mas sem folhas ou flores.

Os ramos da árvore deverão ser preenchidos com bilhetinhos escritos pelos alunos com mensagens em papel espelho de várias cores, cortados na medida de 10 cm x 10 cm e dobrados em forma de flor ou folha.

A escrita da mensagem do aluno para sua mãe deverá ser feita num rascunho, com cuidado. O professor poderá ajudar na medida do possível, sem deixar que a idéia original do aluno se perca. Decidido o teor da mensagem, o aluno deve passá-la a limpo na parte branca do papel espelho. Sugerimos ilustrar com carimbo feito de cenoura ou chuchu... muitos corações, pequenas flores... ou de acordo com a criatividade do autor da mensagem. Depois, os bilhetes serão cuidadosamente dobrados e colados nos ramos da árvore com o nome da mãe escrito, de forma legível, na “flor” ou “folha” de cada aluno.

Observação: No último dia da semana, quando a mãe vier para a festa em sua homenagem ou para buscar o filho na escola, receberá o presente com a mensagem escrita pelo filho.
Sugerimos que na realização de todas as atividades e avaliações, mesmo as de outras disciplinas (Matemática, Ciências Naturais, Música), sempre que possível, o professor busque exemplos e questões que estejam relacionados ao tema do projeto em andamento.  

Dia do Índio

Assessoria Pedagógica: História - Projetos

Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano

Externato Alfredo Backer

Projeto Interdisciplinar – Novo Eu Gosto – 2ª série/3º ano

Projeto: Elaboração de um grande mural sobre os indígenas brasileiros.

Título do projeto: As comunidades, a arte e as lendas indígenas brasileiras.

Duração do projeto: aproximadamente um mês.

Tema: Dia do Índio (19 de abril).

Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte e Música.
Discuta com os alunos a elaboração do projeto e os principais temas que serão desenvolvidos:

• a história dos índios brasileiros
• a arte indígena
• os mitos e as lendas indígenas
• a música indígena

Motive a elaboração do projeto e insista na necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um. Conte como será o produto final.
Se possível, em reunião, discuta com os pais os objetivos e a importância do projeto, para obter a cooperação deles em casa, nos trabalhos de pesquisa de fotos e de informações complementares.

 

Etapas do projeto

1ª aula
Traga para os alunos o livro Lendas e mitos do Brasil, de Theobaldo Miranda Santos, da Companhia Editora Nacional. Comente com eles o assunto tratado no livro, com destaque para as características das lendas indígenas. Escolha uma das lendas e leia, de forma compartilhada, para os alunos.
Fale sobre como os índios brasileiros buscavam explicar com suas histórias a origem de elementos da natureza, como a mandioca, o milho, a semente do guaraná ou as estrelas. Chame a atenção para o fato de como essas lendas eram preservadas por relatos orais dos índios que habitavam as diferentes regiões do Brasil. Faça um paralelo e explique que a cultura também é preservada por meio de relatos escritos (livros, jornais, revistas, documentos...), pinturas, fotos, registros em filmes, gravações de depoimentos etc.
Para finalizar a aula, oriente os alunos a pesquisarem em diferentes fontes a cultura dos indígenas brasileiros e trazerem o resultado do trabalho na aula seguinte.
Os alunos poderão ser divididos em grupos para a realização de pesquisa, conforme a orientação do professor.
Pesquisa de material escrito – em textos informativos (jornais, revistas, livros ou internet); lendas, mitos e poesias.  
Pesquisa em material impresso: ilustrações e fotos.
Pesquisa de material gravado: músicas e documentários.
Podem ser reproduções de quadros de pintores famosos.
O material resultante da pesquisa deverá ser selecionado e reservado para a produção do mural.

2ª aula
De acordo com a faixa etária de seus alunos, escolha e leia uma das lendas trazidas. Faça com eles uma leitura compartilhada.
Solicite que observem as belas ilustrações de Rodrigo Rosa, do livro Lendas e mitos do Brasil, todas feitas com lápis crayon. Peça aos alunos que reescrevam a lenda que foi lida e que a ilustrem utilizando a mesma técnica. No caso de alunos dos anos iniciais, sugerimos que se faça com eles um texto coletivo para ser copiado e depois ilustrado em papel sulfite.
O produto deste trabalho deverá ficar reservado para ser exposto no mural.

3ª e 4ª aulas
Mostre aos alunos o livro Arte indígena – do pré-colonial à contemporaneidade, de Percival Tirapeli, Coleção Arte Brasileira, da Companhia Editora Nacional.
Sugerimos a leitura do seguinte texto: “Romantismo e Academismo”, na página 22, com ênfase às obras de Johann Moritz Rugendas e de Jean-Baptiste Debret, Albert Eckhout, entre outros.
Peça que pesquisem na internet e imprimam fotos das obras desses pintores e, se for o caso, também de outros que registraram momentos da história colonial brasileira ao retratar os indígenas. Os alunos deverão colocar numa etiqueta o nome do pintor, o título da obra, a data em que foi pintada, onde está exposta... enfim, todas as informações possíveis relacionadas à obra.

Sites de interesse:

www.funai.gov.br

Fundação Nacional do Índio, Brasília, DF.

www.museu-goeldi.br

Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém do Pará, PA.

www.mae.usp.br

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, SP.

www.fundaj.gov.br/docs/iesam/muhno-p.html

Museu do Homem do Norte, Manaus, AM

 

5ª aula
Leia com os alunos, de forma compartilhada, no livro anteriormente citado, sobre a arte indígena, páginas 8 a 15, e comente o texto e as fotos.
Reserve parte desta aula para os alunos pesquisarem os objetos feitos pelos indígenas: instrumentos musicais, cerâmicas, cestaria, arte plumária, entre outros. Sugira a pesquisa em outras fontes como jornais, revistas, enciclopédias, livros didáticos da biblioteca da escola ou previamente selecionados pelo professor. Esse trabalho de pesquisa pode ser feito em grupos.

6ª aula
Esta última aula deverá ser reservada à seleção do material coletado nas aulas anteriores e à produção do mural.

Apresentação
Exposição do mural.

 

Observações

Este projeto poderá ser realizado em quaisquer dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com as devidas adaptações.
As etapas e as atividades descritas valem como sugestões. Entretanto, os professores deverão simplificá-las ou enriquecê-las de acordo com a faixa etária e o ritmo dos alunos, a disponibilidade de tempo, de materiais, e o Plano Geral do Colégio.

Dia Nacional do livro infantil

Assessoria Pedagógica: História - Projetos

Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano

Externato Alfredo Backer

 

Projeto: Montagem de uma peça teatral a partir da leitura de uma história.

Título do projeto: Quando a história leva à fantasia e a fantasia à representação.

Tema: Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril – data do nascimento de Monteiro Lobato).

Duração do projeto: aproximadamente um mês.

Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Dramatização, Música e Informática.
Discuta com os alunos a elaboração do projeto. Converse sobre os temas que serão desenvolvidos:

• O papel da literatura infantil e a importância de escritores de literatura infantil, como Monteiro Lobato.
• A biografia de Monteiro Lobato – Recomende que explorem e busquem informações interessantes sobre Monteiro Lobato.
• Ressalte a necessidade do envolvimento de todos na elaboração do projeto, na responsabilidade de cada um e qual será o produto final.

 

Etapas do projeto

1. A escolha do livro deve ser feita de forma cuidadosa, pelo professor, com a ajuda dos professores de Arte e Música. (O livro não precisa necessariamente ser de Monteiro Lobato.) Veja no site do IBEP-Nacional, www.ibep-nacional.com.br, alguns livros paradidáticos.

2. Apresentação do livro para os alunos.

3. Antecipação, com os alunos, do enredo e tipo de história, analisando o título, o nome do autor, as imagens do livro.

4. Leitura compartilhada da história – leitura modeladora – realizada pela professora da classe, com comentários sobre a capa do livro, o título, o nome do autor ou autores, o nome do ilustrador, as imagens do livro, a quantidade de páginas, o tipo de letra, as informações da contracapa etc.
A leitura deve ser feita de forma interativa, para dar oportunidade ao professor ou aos alunos, ocasionalmente, de tecerem comentários sobre o enredo e o comportamento das personagens, o que intensifica o envolvimento com a história.

5. Reescrita da história pelos alunos da classe. O texto coletivo é escrito na lousa pelo professor. Os alunos copiam esse texto no caderno.

6. Montagem de um pequeno livro, individual, com desenhos e textos do aluno, recontando todas as etapas da história.

7. Se possível, leitura ou comentário de outros livros que contam uma história semelhante ou que tratam do mesmo tema.

8. A preparação para a representação da história deverá contar com a colaboração de todos para a escolha dos papéis e das músicas, para a confecção das fantasias, do cenário. De alguma forma, todos os alunos da classe deverão participar da peça.

9. Apresentação da história, dramatizada pelos alunos, no auditório do colégio ou mesmo em um palco improvisado no pátio.

Justificativa

  1. Trata-se de uma atividade altamente lúdica, multidisciplinar, que envolve toda a classe.
  2. Exercita o pensamento simbólico no jogo do faz-de-conta.
  3. Contribui para o crescimento pessoal, pois as crianças se defrontam com vários desafios.
  4. Faculta a aquisição de conhecimentos variados, decorrentes da própria realização das tarefas.
  5. As atividades são lúdicas, contextualizadas e muito significativas.
  6. Oportuniza a ampliação do vocabulário. Melhora a oratória e a pronúncia das palavras.
  7. Desenvolve habilidades, sensibilidade musical, ritmo, desenho, conhecimento do mundo, expressão corporal, atenção e concentração.

Apresentação
Livro individual com capa desenhada, ilustrado e reescrito pelo aluno.
Apresentação da peça para os convidados (pais, outras classes ou anos).

Observações
Este projeto pode ser realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.
A escolha do livro e as atividades deverão ser adaptadas à faixa etária dos alunos, e podem sofrer variações conforme o envolvimento e o desempenho deles.
As etapas e as atividades descritas servem como sugestões. Entretanto, as professoras deverão adaptá-las e enriquecê-las de acordo com o ritmo da classe, a disponibilidade de tempo, espaços, materiais e o plano geral do colégio.