O MERCADO DE EVENTOS NO BRASIL

10/12/2012 17:52

O MERCADO DE EVENTOS NO BRASIL

O mercado de eventos no Brasil vem crescendo cada dia mais, “atualmente” de acordo com o texto, está na marca de 46% de crescimento no país.

Segundo a ABEOC (Assoc. de empresas de eventos) o Brasil está na 7ª colocação no ranking da ICCA, por conta de ser o país mais requisitado para a realização de eventos internacionais no mundo.

Mas será que este sucesso abrangeu num geral a comunidade local? Será  que gerou empregos para a população desempregada? Visto que em 2009 existia uma crise econômica mundial, o mercado de eventos gerou uma fortuna de R$20.9 milhões, de acordo com pesquisas feitas.

Acredito que após esse período de descoberta, de superação ao ocorrido, as autoridades e envolvidos perceberam a importância de investir em recursos que viesse a formar profissionais para tal crescimento, pois o mercado não encontrava mais pessoas a altura nesta linha de crescimento econômico, a oferta tornou-se maior que a demanda existente, esse mercado chegava para abarcar profissionais com conhecimentos mais amplos, tornando mais acessível a entrada de novos atores no setor.

Surgiram novos curso na área de eventos, houve uma maior injeção de capital nas instituições de ensino técnico e profissionalizante.

Em 2011 fomos agraciados com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, são mega projetos que vieram para contribuir com o desenvolvimento do setor e para “gerir” muitos empregos ao “povo brasileiro”, é chegada a hora, e até eu estou dentro deste processo de cooptação!

Pesquisando sobre o assunto fiquei surpreso; este crescimento do mercado de eventos alem de movimentar os eventos farmacológicos, tecnológico, esportivos, serviços na área industrial e nos eventos sociais, também tenderá para os eventos chamados “eventos verdes” com uma grande parte de sua contribuição a partir de materiais recicláveis, e ecologicamente corretos que serão usados nos períodos dos jogos, são eles (crachás, tapetes etc), inclui-se também a produção de alimentos saudáveis, orgânicos.

Essa iniciativa, mesmo que venha de exemplos de outros países, é o grande carro chefe das organizações, para dizer ao mundo “estamos preparados”.

 

MERCADO DO CASAMENTO NO BRASIL

Como isso é incrível, Paralelo ao mercado de eventos corporativos o mercado do casamento está em ascensão no país (segundo IBGE 2009). Que ótima noticia, pois, ter mais uma opção no leque da área de eventos é gratificando, as pessoas ganham com isso a liberdade de “provar” qual o caminho mais gratificante e que dê a ele mais habilidades para tal exercício. Esse mercado de negócios gerou nos últimos 10 anos R$8 bilhões por ano, entre os anos destacam-se os anos de 2003 e 2007. Compreende-se que se teve mais casamentos, mais festas em várias cidades do Brasil, destacando o Rio de Janeiro, que ficou com uma fatia de 11% do total dos eventos sociais realizados neste País.

Tais resultados acarretaram em muitos workshop, feiras, exposições, referentes ao prelúdio do casamento nesta linha de eventos.

Por trás destes resultados verificou-se que também precisará de muitos profissionais capacitados para este campo mercadológico em ascensão e de beleza.

Além dos gráficos de crescimento no mercado mostrarem uma alta elevação anos afio, reflita e pesquise também os gráfico orçamentais de um belo casamento...

Por: Paulo Araujo (Pedagogo, Pós-graduado em Pedagogia Empresarial Pela FIC - Organizador de Eventos Pelo Senac-Rio)