HISTÓRIA (disciplina)
A minha cidade
Assessoria Pedagógica: História - Projetos |
Objetivos: • Proporcionar ao aluno o conhecimento das ruas, e dos bairros da cidade em que mora. Temas transversais Meio ambiente: conhecimento e comparação da natureza e comparar a natureza da paisagem local e de outros lugares e observação dos aspectos estéticos da região da escola. As principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que fica a escola. Saúde: Diferenças entre ambientes preservados e degradados: preservação e conservação da cidade. Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento sobre a cultura e a formação da população do lugar em estudo. Material a ser utilizado • Sucatas: papéis coloridos, copinhos e canudos de plástico, caixinhas de papelão, palitos de sorvete, etc. ProcedimentosPrimeira etapa • O que o aluno admira na cidade dele? Segunda etapa Organize um passeio pelo centro e pelos pontos turísticos da cidade. Cada aluno deverá levar uma folha e um lápis para registrar as observações. Observem se existem lojas, bancos, padarias, farmácias etc. Há praças, jardins, pontes, monumentos?
Terceira etapa
Quarta etapa Quinta etapa Trabalho interdisciplinar |
Dia das mães
Assessoria Pedagógica: História - Projetos |
Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano
Projeto: produção do presente para oferecer à mamãe e de um grande painel para decorar o pátio da escola na semana que antecede o domingo em que se comemora o Dia das Mães. Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Informática e Arte. 1. Discuta e envolva seus alunos na elaboração do projeto, conversando sobre os principais temas que serão desenvolvidos: • A importância da mãe na vida de todo ser humano. 2. Motive os alunos para a elaboração do projeto, fale da necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um para a realização de uma bonita homenagem. Caso algum aluno não tenha a mãe presente, ressalte que ele pode homenagear alguém que seja responsável por ele. Duração: aproximadamente 8 a 10 aulas. Etapas 1ª aula
Observação: No último dia da semana, quando a mãe vier para a festa em sua homenagem ou para buscar o filho na escola, receberá o presente com a mensagem escrita pelo filho. |
Dia do Índio
Assessoria Pedagógica: História - Projetos |
Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano Externato Alfredo Backer Projeto Interdisciplinar – Novo Eu Gosto – 2ª série/3º ano Projeto: Elaboração de um grande mural sobre os indígenas brasileiros. Título do projeto: As comunidades, a arte e as lendas indígenas brasileiras. Duração do projeto: aproximadamente um mês. Tema: Dia do Índio (19 de abril). Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte e Música. • a história dos índios brasileiros Motive a elaboração do projeto e insista na necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um. Conte como será o produto final.
Etapas do projeto 1ª aula 2ª aula 3ª e 4ª aulas Sites de interesse:
5ª aula 6ª aula Apresentação ObservaçõesEste projeto poderá ser realizado em quaisquer dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com as devidas adaptações. |
Dia Nacional do livro infantil
Assessoria Pedagógica: História - Projetos |
Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano Externato Alfredo Backer
Projeto: Montagem de uma peça teatral a partir da leitura de uma história. Título do projeto: Quando a história leva à fantasia e a fantasia à representação. Tema: Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril – data do nascimento de Monteiro Lobato). Duração do projeto: aproximadamente um mês. Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Dramatização, Música e Informática. • O papel da literatura infantil e a importância de escritores de literatura infantil, como Monteiro Lobato.
Etapas do projeto 1. A escolha do livro deve ser feita de forma cuidadosa, pelo professor, com a ajuda dos professores de Arte e Música. (O livro não precisa necessariamente ser de Monteiro Lobato.) Veja no site do IBEP-Nacional, www.ibep-nacional.com.br, alguns livros paradidáticos. 2. Apresentação do livro para os alunos. 3. Antecipação, com os alunos, do enredo e tipo de história, analisando o título, o nome do autor, as imagens do livro. 4. Leitura compartilhada da história – leitura modeladora – realizada pela professora da classe, com comentários sobre a capa do livro, o título, o nome do autor ou autores, o nome do ilustrador, as imagens do livro, a quantidade de páginas, o tipo de letra, as informações da contracapa etc. 5. Reescrita da história pelos alunos da classe. O texto coletivo é escrito na lousa pelo professor. Os alunos copiam esse texto no caderno. 6. Montagem de um pequeno livro, individual, com desenhos e textos do aluno, recontando todas as etapas da história. 7. Se possível, leitura ou comentário de outros livros que contam uma história semelhante ou que tratam do mesmo tema. 8. A preparação para a representação da história deverá contar com a colaboração de todos para a escolha dos papéis e das músicas, para a confecção das fantasias, do cenário. De alguma forma, todos os alunos da classe deverão participar da peça. 9. Apresentação da história, dramatizada pelos alunos, no auditório do colégio ou mesmo em um palco improvisado no pátio. Justificativa
Apresentação Observações |