DINÂMICA DE GRUPO
As dinâmicas de grupo oferecem às pessoas uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, com o objetivo de integrar o grupo e possibilitar um retorno dos dados necessários.
Geralmente são criativas e atrativas que possibitam desenvolver nas pessoas um lado descontraido e critico.
Dicas para dinâmicas de grupo:
Controle sua ansiedade, manter a tranqüilidade ajuda em quase todas as situações;
Evite falar em excesso ou impedir que os outros também participem;
Vista-se discretamente, a apresentação pessoal é muito importante. São indicadas roupas confortáveis, uma vez que a tarefa pode exigir que o participante sente-se no chão. As mulheres devem evitar os decotes e as saias justas e curtas, e os homens, o jeans. Estes devem dar preferência às camisas de manga longa. Lembre-se que para cada lugar devemos vestir um tipo de roupa;
Seja claro e objetivo ao expor suas idéias. Caso peçam para listar suas qualidades e defeitos, faça-o de maneira equilibrada. Evite elogiar-se demais ou mentir;
Aja com naturalidade na dinâmica de grupo , os comentários preconceituosos e as ironias não caem bem;
Dormir bem nos dias que antecedem a dinâmica é essencial para que não se apresente aparência de cansaço ou abatimento;
Chegar ao local marcado 15 minutos antes do horário marcado;
Não se preocupar com os "vexames";
Ser o mais natural possível.
Seguindo todas essas dicas você terá a certeza de que está no caminho certo para se dar bem e conseguir o emprego.
______________________________________________________________________________________________________
Algumas dicas de DINÂMICA PARA VOCÊ APLICAR EM sua empresa, curso, sala de aula etc.
Loteria de apresentação
Passos
1- O coordenador entrega uma ficha e um lápis a cada participante, pedindo que escrevam seu nome e a devolvam a ele.
2- Entrega a seguir, o cartão de loteria, como o modelo abaixo:
3- Pede-se aos presentes que anotem o nome de seus companheiros à medida que forem lidos pelo coordenador, de acordo com as fichas entregues pelo grupo. Cada qual escreve no espaço que desejar.
4- Quando todos estiverem com o seu cartão pronto, o coordenador explica como jogar: conforme forem sendo repetidos os nomes dos participantes, cada um vai assinalando o cartão, no lugar onde consta o nome citado, como em uma cartela de bingo.
5- A primeira pessoa que completar uma fileira ganhará dez pontos.
6- O exercício poderá ser repetido várias vezes.
Avaliação
1- Para que serviu a dinâmica?
-----_____________________________________________________________________________________________________________
Primeiros nomes, primeiras impressões
Passos
1- O coordenador pede aos participantes sentados em círculo que se apresentem, dizendo seu nome e dois fatos marcantes de sua vida.
2- Coordenador pede que todos virem as costas (evitando que um veja os outros) e escrevam ao mesmo tempo, o primeiro nome de todos os participantes do grupo, à medida que deles se lembrem.
3- Voltando-se novamente para o grupo, procuram saber qual o nome, que ficou esquecido na lista. Podem pedir que as pessoas indiquem mais um fato a fim de melhor fazer a ligação com o nome.
4- O grupo discute os nomes, sentimentos ligados a eles, dificuldades que sentiram para lembrar de todos, suas reações em não ser lembrados, etc.
5- O coordenador distribui outra folha em branco, na qual devem fazer a lista dos nomes novamente, pedindo-lhes que acrescentem anotações em relação à primeira impressão que tiveram das pessoas, deixando a folha anônima.
6- As folhas anônimas serão recolhidas, e o coordenador irá lê-las em voz alta: Os membros poderão reagir sobre a precisão ou relatividade das impressões, sobre o que sentiram, o que lhes surpreendeu, etc.
7- O grupo discutirá a precisão dos dados da primeira impressão, os efeitos da mesma e suas reações sobre a experiência.
Avaliação
1- Como estamos nos sentindo?
2- Do que mais gostamos?
---______________________________________________________________________________________________________________
Eu sou o outro
Passos
1- Dividir o grupo em duplas (preferencialmente em duplas que não se conheçam).
2- Pedir que conversem a respeito de si, seus gostos, seus desejos, suas esperanças, sua família, sua casa, seu trabalho, etc.
3- Depois de alguns minutos reúnem-se todos e cada um vai se apresentar, mas dizendo as coisas do outro como se fosse eu (Exemplo: apresentando o "fulano" = Eu me chamo "fulano" e gosto de passear, etc.).
Avaliação
1- Como é apresentar o outro?
2- É fácil me colocar no lugar do outro?
---______________________________________________________________________________________________________________
Aprendendo o nome
Passos
1- Animador solicita que o grupo, de pé, forme um grande círculo.
2- A seguir, dá início ao exercício: dá um passo à frente, diz seu nome, acompanhado de um gesto com as mãos ou com todo o corpo, quando então as pessoas do grupo repetem em côro o nome do animador e fazem o mesmo gesto.
3- Prosseguindo, a pessoa à direita do animador diz seu nome e cria um novo gesto. O grupo repete o nome e o gesto do colega, e assim sucessivamente até todos se apresentarem.
Avaliação
1- Comentar a respeito da técnica.
---______________________________________________________________________________________________________________
Dinâmica de apresentação
Passos
1- Cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. (Exemplo: Roberto Risonho)
2- O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
(Exemplo: Roberto Risonho, Nair Neutra, Luzia Linda, Inácio Inofensivo).
---______________________________________________________________________________________________________________
Nome e significado
Passos
1- Procure / pesquise na internet os significados dos nomes de todas as pessoas do seu grupo e os significados.
2- Prepare fichas, na forma de quebra-cabeça, uma parte é o nome, a outra é o significado.
3- Distribua duas partes para cada pessoa: pode ser dela mesma, ou outro nome, e sempre com o significado desencontrado.
4- Diga aos participantes que andem pela sala, procurando encontrar pares corretos de nome e significado, montando cada quebra-cabeça numa mesa ou no chão, à medida que encontram os pares; até que todos os nomes tenham sido montados.
5- Cada um deve então pegar o seu próprio nome com o significado correto e depois, um a um lê em voz alta o seu nome e o significado para os demais.
Avaliação
1- Quem se surpreendeu com o significado do seu nome? Porque?
2- Quem passou a gostar mais do seu nome depois de saber o que significa?
3- Por que nosso nome é importante para nós?
---______________________________________________________________________________________________________________
A foto preferida
Material
Oito fotografias tamanho pôster, numeradas, apresentando cenas diversas, colocadas em lugar visível.
Passos
1- A motivação é feita pelo animador, com as seguintes palavras: “Em nossa comunicação diária, nós nos servimos de símbolos para expressar coisas, identificar pessoas, acontecimentos e instituições: neste momento, vamos fazer algo semelhante”.
2- Convida os presentes a observarem as fotografias em silêncio e escolher aquela com que melhor se identificarem.
3- A seguir, em equipe, cada qual indica a foto escolhida e faz seus comentários sobre ela. Os demais participantes podem interferir, fazendo perguntas.
Avaliação
1- Para que serviu o exercício?
2- Como nos sentimos durante a experiência?
---______________________________________________________________________________________________________________
https://www.diogoraiza.com/index.php/downloads/finish/4/43/0 slide em powerpoit para apresentar.
---______________________________________________________________________________________________________________
Camisetas
Material
Alfinetes ou fita adesiva, pincéis ou canetas, folhas de jornal e tesoura.
Passos
1- Cada participante pega uma meia folha de jornal, rasga ou corta as pontas de cima no formato de camiseta.
2- Escreva na camiseta de jornal: o seu nome, que trabalho faz. Onde trabalha, se gosta ou não do trabalho.
3- Pode dar as seguintes orientações: escreva ou desenhe algo que caracterize sua vida de trabalhador.
4- Prega-se a camiseta no corpo e circula pela sala para cada um ler o que outro escreveu ou desenhou.
---______________________________________________________________________________________________________________
Nome (???)
Material
Cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, canetas
Passos
1- Recortar cartelas em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.
2- Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser versículo bíblico, parte de uma música, um pensamento, etc.).
3- Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.
4- A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.
5- Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
6- À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
7- Após alguns minutos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).
---______________________________________________________________________________________________________________
Cumprimento criativo
Material
Musica animada.
Passos
1- O apresentador explica ao grupo que quando a música tocar todos deverão se movimentar pela sala de acordo com o ritmo da mesma.
2- A cada pausa musical: Congelar o movimento prestando atenção à solicitação que será feita pelo apresentador.
3- Quando a musica recomeçar atender a solicitação feita.
4- O apresentador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical. (Exemplo: Com a palmas das mãos; Com os cotovelos; Com os pés; etc.)
5- Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, o apresentador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estar de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal.
6- Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar.
Avaliação
1- O que foi mais difícil executar? Porque?
2- O que mais gostou?
3- O que pode observar?
---______________________________________________________________________________________________________________
Bingo Humano
Materiais
Crachás, alfinetes, folhas do bingo (conforme modelo abaixo), sendo um para cada participante, canetas, uma para cada participante, saquinho (para colocar os crachás no momento do sorteio), prêmio (para o vencedor do bingo, caso necessário).
Passos
1- Conforme vão chegando os participantes, faz-se os respectivos crachás, mas não os entrega, guarda-os em um saquinho.
2- Depois de todos já estarem reunidos para o início o apresentador distribui para cada um uma folha de bingo e uma caneta e dá um tempo, por exemplo, três minutos para que todos saiam perguntando o nome de quem encontrar (se existirem nomes iguais colocar o sobrenome ou algo que o identifique, exemplo: grupo, cidade, etc.) e marcando nos quadrados da folha.
3- Quando o tempo estiver encerrado, o apresentador pega os crachás e começa o Bingo sorteando os crachás, e quem tiver o nome sorteado marca na cartela, o primeiro a encher a cartela ganha o prêmio.
4- Conforme vão sendo sorteados os crachás o apresentador vai entregando-o ao participante para não tumultuar ao final.
Cartela:
Dinâmica da Geografia
Passos
1- O animador pede para as pessoas se agruparem por um parâmetro geográfico (Exemplo: grupo, paróquia, cidade, etc. )
2- Propõe agora que cada grupo crie uma música (usando músicas conhecidas ou não) falando de seu ambiente (grupo, cidade, etc., de acordo com a divisão).
3- Passado alguns minutos para criação e ensaio da música, reúne- se o grupo organizado agora pela localização geográfica, a partir do animador que representará a localidade onde estão.
4- Depois de todos estarem situados cada grupo cantará sua música e dirá o seu grupo ou cidade.
5- Esta dinâmica poderá ser seguida de outra dinâmica para uma apresentação individual.
---______________________________________________________________________________________________________________
Trenzinho
Passos
1- Durante um curto tempo as pessoas podem andar pela sala relembrando o nome de todos os participantes do grupo e reparando em pelo menos uma qualidade de cada um.
2- Passado esse tempo, um dos coordenadores, identificado como locomotiva, sai correndo em volta da sala e diz o nome e qualidade de alguém, que se prende a locomotiva chamando outra pessoa pelo nome e destacando uma qualidade.
3- Segue-se até formar o trem com todos participantes.
--__________________________________________________________________________________________________