ESPANHOL - Atividades

Atividade: ¿Me prestas un lápiz?

Assessoria Pedagógica: Língua Espanhola - Livro 1

Objetivos

  • Reforçar o vocabulário estudado sobre materiais escolares, as cores e apresentações pessoais, através de atividades lúdicas.
  • Exercitar a gramática com o uso dos verbos prestar e usar no presente do indicativo.
  • Conhecer as letras do alfabeto espanhol e apontar as diferenças em relação ao português.

Material a ser utilizado

  • Cópias das folhas de atividades
  • Lápis coloridos

Orientações para o professor

  • As atividades extras servem para reforçar ou revisar os conteúdos trabalhados em sala.
  • Fazer sempre uma revisão oral dos assuntos que serão trabalhados na atividade. Perguntar aos alunos o vocabulário específico e treinar a escrita de palavras com grafias mais difíceis.

 Procedimentos Questão 1 – O alfabeto espanhol

  • Escrever as letras do alfabeto espanhol, com especial atenção àquelas que são diferentes do português.
  • Reforce que a letra ñ não é o n com til, e sim uma letra diferente do alfabeto espanhol.

Questão 2 – Vocabulário: materiais escolares

  • Juntar as sílabas das casinhas para formar nomes de materiais escolares.
  • Assim que formar o nome de um material, deve-se escrevê-lo abaixo e pintar as casinhas correspondentes para não repeti-las.

Questão 3 – Relacionar figuras e vocabulário

  • Reconhecer o que é um material escolar e circulá-lo.

Questão 4 – Vocabulário: relacionar os nomes e sua utilização

  • Unir as frases com os desenhos relacionados.
  • Explicar a utilidade de cada objeto.

Questão 5 – Fixação de gramática: verbos prestar, llamarse e tener

  • Relacionar as frases com as figuras correspondentes e copiar os diálogos dentro dos balões.
  • Verificar a grafia correta das palavras.
  • Escrever, ao final, um diálogo diferente, no qual o professor avaliará o uso correto da gramática e a estruturação das frases.




1 - Escribe en las estrellas las letras del alfabeto.





Ahora, escribe SEIS palabras en español, empezadas por letras distintas.

a) c) e)
b) d) f)

2- Junta las sílabas y escribe abajo los nombres de SIETE útiles escolares.

ES
SA
GA
TU
BE
GO
LI
RE
LA
OS
TU
PUN
PIZ
VI
PI
MA
PA
BON
CO
FA
FE
KI
LU
MA
SA
LA
DRO
GLA
CHE
DE
TAS
AR
CON
HI
CA
GEN
PIZ
RA
NA
TI
LE
LA
ES
CE
NA
LOR
JU
MA

 

a) e)
b) f)
c) g)
d)  



3- Marca lo que la chica debe llevar a la escuela.

 




4- Une las figuras a las frases y escribe el nombre del útil escolar.

 
 

5- Copia los diálogos en los globos según la situación.

 

a) ¿Qué color es éste?
- Este color es blanco.

d) ¿Me prestas la regla?
- Perdón, no tengo.

b) ¿Cómo te llamas?
- Me llamo Pedro.

e) ¿Te gustan los pájaros?
- Sí, me gustan mucho.

c) ¿Cuántos años tienes?
- Tengo diez años.













Ahora, haz un dibujo bien bonito y escribe tu diálogo.

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Atividade: Compreensão auditiva – Las presentaciones

Assessoria Pedagógica: Língua Espanhola - Livro 1


Procedimentos
Primeira atividade – Escucha y repite las presentaciones

  • Escutar as apresentações das personagens e depois repeti-las com os alunos.
  • Tocar o CD duas ou mais vezes até que a pronúncia das palavras esteja correta.
  • Por ser uma atividade inicial, deixar que as repetições sejam feitas sempre em coro, para não expor os alunos mais envergonhados.

1 – Hola. Yo me llamo André.
2 – Hola. Yo me llama Clara.
3 – Hola. Mi nombre es Carlos.
4 – Hola. Mi nombre es Mariana.

  • Aproveitar essa situação de início de aula, na qual muitos alunos ainda não se conhecem, para que eles reproduzam as estruturas: (Yo) me llamo... ou Mi nombre es..., usando agora seus próprios nomes.
  • Deixar claro que eles poderão usar qualquer uma das duas expressões, pois são sinônimas.
  • Depois da apresentação de todos, passar à segunda atividade

Segunda atividade – Escucha y repite los diálogos

  • Seguir os mesmos passos da primeira atividade. Porém, aqui, os alunos escutarão e repetirão pequenos diálogos.
  • Deixar que a repetição seja feita em coro ou por grupos determinados de alunos, não individualmente.

1 – Me llamo Gabriel. ¿Y tú?
Yo me llamo Carlos.

2 – ¿Cómo te llamas?
Me llamo Enrique.

3 – ¿Quién eres?
Soy José.

  • Deixar que os alunos se familiarizem com a pronúncia das estruturas e que, em duplas, reproduzam um dos diálogos.
     

Terceira atividade – Escucha y repite la presentación de un amigo

  • Novamente eles deverão escutar e repetir as propostas do material de áudio, que deve ser tocado quantas vezes forem necessárias até que a pronúncia esteja correta. Dessa vez serão reproduzidas apresentações de uma terceira pessoa.

1 – Éste es mi amigo. Él se llama Pedro.
2 – Ésta es mi amiga. Ella se llama Gabriela.

  • Depois de repetir as expressões, incentivar os alunos para que apresentem seu colega da direita ou da esquerda.
  • Pode-se ampliar a atividade com outros nomes espanhóis para que o aluno se acostume a pronunciá-los.
  • Levar os alunos a se a costumarem com as mudanças na estrutura das frases com nomes femininos e com nomes masculinos.
  • Tocar a primeira frase do CD, e deixar que eles repitam.
  • Tocar, com pausas, os nomes em espanhol e deixar que, depois de repeti-los, os alunos completem o restante das frases.

1 – Maria. Ésta es mi amiga. Ella se llama María.

2 – Víctor
Respuesta: Éste es mi amigo. Él se llama Víctor.

3 – Pepe
Respuesta: Éste es mi amigo. Él se llama Pepe.

4 – Carmen
Respuesta: Ésta es mi amiga. Ella se llama Carmen.

5 – Rafael
Respuesta: Éste es mi amigo. Él se llama Rafael.

6 – Graciela
Respuesta: Ésta es mi amiga. Ella se llama Graciela.

7 – Guadalupe
Respuesta: Ésta es mi amiga. Ella se llama Guadalupe.

8 – Ana
Respuesta: Ésta es mi amiga. Ella se llama Ana.

9 – Manolo
Respuesta: Éste es mi amigo. Él se llama Manolo.

10 – Carolina
Respuesta: Ésta es mi amiga. Ella se llama Carolina.

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Atividade: ¿Vamos a la feria?

Assessoria Pedagógica: Língua Espanhola - Livro 1


Objetivos

  • Praticar e fixar o vocabulário referente aos nomes de frutas, verduras e legumes.
  • Revisar os numerais de um a vinte e relacioná-los com figuras de alimentos.
  • Usar corretamente o verbo querer nas três primeiras pessoas do singular.
  • Revisar e fixar o vocabulário referente às cores.
  • Saber organizar alimentos num cardápio, de acordo com as refeições sugeridas.
  • Praticar entrevistas com parentes e valorizar o uso do dicionário.

Material a ser utilizado

  • Cópias das folhas de atividades

Orientações para o professor

  • Lembrar que a tarefa de casa deve conter atividades atrativas, porque os alunos a realizarão sem a presença dos amigos.
  • Na entrega das atividades, deve-se explicar bem cada questão para que as crianças não tenham dúvidas no momento de realizá-las.

Procedimentos

Questão 1 – Uso de vocabulário: frutas e legumes e revisão de numerais

  • Identificar as quantidades.
  • Relacioná-las com a grafia correta dos numerais.
  • Identificar seus nomes.
     

Questão 2 – Gramática contextualizada

  • Partindo de palavras soltas, formar frases com a correta estruturação do espanhol, usando nomes, verbos e complementos com numerais.
  • Marcar a palavra escolhida para não repeti-la.

Questão 3 – Vocabulário e autonomia

  • Explicar que, nesta questão, os nomes dos alimentos são livres. Porém, deve-se estar atento para a refeição indicada.
  • Estimular a procura, no dicionário, pelas palavras desconhecidas que queiram escrever.
  • Inventar um nome em espanhol para o restaurante que apresenta este cardápio.

Questão 4 – Vocabulário e revisão de cores

  • Identificar o nome da figura e sua cor.

Questão 5 – Qualificar nomes

  • Escrever adjetivos para qualificar os alimentos. Atentar para a concordância certa do verbo ser no singular e no plural.

Questão 6 – Expressão oral, vocabulário e autonomia

  • Entrevistar a mãe, ou outro parente próximo, perguntando o nome de cinco produtos que compra na feira.
  • Fazer a pergunta em espanhol e buscar as palavras desconhecidas no dicionário.

 

 


1- Relaciona





2- Escribe cuatro frases con las palabras que están desordenadas.
 



 

3- Prepara un menú para el desayuno con frutas y para la comida con legumbres y verduras.
Pon en la línea en nombre de tu restaurante.

 

 

 

4- Escribe los nombres según el dibujo.

 

 

5- Escribe como son estos alimentos, como el modelo.

 

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6- Entrevista a tu mamá y pregunta el nombre de cinco alimentos que ela compra en la
feria y escríbelos aquí.
 

Lista de la feira de mi mamá
 
 
 
 
 
 
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Atividade: Mis juegos
Assessoria Pedagógica: Língua Espanhola - Livro 2


Justificativa

A importância do lúdico na aprendizagem tem se tornado cada vez maior, à medida que a escola tenta adequar-se aos anseios da criança. Isso quer dizer que o ambiente de estudo pode tornar-se um lugar cada vez mais agradável, sempre que as brincadeiras possam ser incorporadas às situações de ensino–aprendizagem.
Porém, o lúdico deve contar com a participação das crianças no maior tempo possível, ou seja, não só na atividade em si, como também na fabricação de seus próprios brinquedos. Pensando nisso, uma oficina de criação de jogos de tabuleiro trará uma motivação a mais para os alunos.


Objetivos

  • Permitir que o aluno perceba uma finalidade agradável e prática no aprendizado da língua.
  • Apresentar novos contextos de utilização do idioma, não só os veiculados aos saberes escolares.
  • Valorizar as habilidades de todos os alunos, envolvendo outras disciplinas.
  • Resgatar valores antigos, referentes à época em que as crianças fabricavam seus próprios brinquedos.

Orientações para o professor

  • Pedir que os alunos conversem com seus pais ou avós sobre como eram os brinquedos na época em que foram crianças e perguntar quem os fabricava.
  • Mostrar aos alunos que eles também podem fabricar seus brinquedos e que também podem usar os conteúdos aprendidos em aula para fazê-los.
  • Propor que eles preparem jogos de dominó, jogos da velha, da memória, de damas, entre outros.
  • Dividir a sala em pequenos grupos e explicar que cada aluno montará dois ou mais jogos.
  • Entregar, a cada grupo, moldes em sulfite, que serão recortados e colados nos papéis de base, papel–cartão ou cartolina, por exemplo.
  • Separar os assuntos que figurarão nos jogos, como partes do corpo, comidas ou bebidas, meses e estações do ano, roupas, esportes, profissões etc.
  • Pedir que recortem figuras de revistas ou façam desenhos relacionados aos seus temas.
  • Terminados os jogos, deixar que eles apresentem seus trabalhos para a classe e que joguem também.

Material a ser utilizado

  • Folhas de papel-cartão
  • Papel canson ou cartolina
  • Folhas de papel sulfite
  • Revistas
  • Cola
  • Tesoura
  • Lápis coloridos
  • Canetas hidrográficas


Produto final

  • Os alunos elaborarão jogos educativos abordando conteúdos vistos em sala de aula

Avaliação

  • A produção escrita dos alunos, com referência ao vocabulário estudado.
  • A participação em todas as etapas da atividade.
  • Capricho na confecção dos jogos.


MODELO DE JOGO DA MEMÓRIA – Profesiones

  • Em metade dos espaços – doze quadrados – escrever nomes de profissões como:
    ingeniero, dibujante, mecánico, profesora, azafata, panadero, arquitecta, músico, actor, dentista etc.
  • Na outra metade, os alunos deverão fazer o desenho da profissão ou recortar sua foto em revistas e colá-la.
  • O quadrado que ficar sem par pode ser o mico.
         
         
         
         
         

 

MODELO DE JOGO DE DOMINÓ

  • Cada peça do dominó deve ter uma palavra e um desenho que corresponderão a outra palavra e a outro desenho na peça seguinte.
  • As duas primeiras peças servem de modelo.
FÚTEBOL

Desenho
de
futebol

         
Desenho
de
natação
NATACIÓN
         

 

             
             

 

             
             

 

             
             

 

MODELO DE JOGO DA VELHA

  • Desenhar ou colar figuras variadas sobre o vocabulário que já conhecem.
  • Recortar as seguintes figuras, para trabalhar as formas geométricas:

  • Cada um ficará com, no mínimo, três figuras que o representará no jogo.
  • As regras são as mesmas do jogo da velha. Escolher uma casinha e dizer o nome da figura em espanhol.
  • Se estiver correto, colocar seu símbolo nesta casa; se estiver errado, o oponente tem a chance de escolher a mesma casinha.
  • Ganha quem conseguir colocar três símbolos consecutivos.
     
     
     
     

 

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Atividade: ¿Vamos al súper?
Assessoria Pedagógica: Língua Espanhola - Livro 2


Objetivos

  • Praticar a pronúncia correta das expressões em língua espanhola.

Material a ser utilizado

  • Cópias da folha de atividades

Procedimentos
Primeira atividade – Escucha y repite los nombres de algunos alimentos

  • Escutar os nomes dos alimentos e depois repeti–los.
  • Tocar o CD duas ou mais vezes até que a pronúncia das palavras esteja correta.
  • Deixar que as repetições sejam feitas sempre em coro num primeiro momento.

    •  papas fritas                                   •  carne
    •  arroz                                            •  pollo
    •  poroto                                         •  pescado
    •  huevo                                          •  fideo
    •  ensalada                                       •  helados
    •  tortas                                           •  jugos
    •  ensalada de frutas                          •  agua
    •  gaseosas

 

Segunda atividade – Escucha y repite las frases

  • Ouvir a primeira frase do CD para que eles repitam.
  • Colocar a segunda palavra e orientá–los a repetir a frase anterior, substituindo o nome da comida pela palavra que é ouvida.

– Yo quiero carne.

  • ensalada
    Respuesta: Yo quiero ensalada.
  • huevo
    Respuesta: Yo quiero huevo.
  • pescado
    Respuesta: Yo quiero pescado.
  • papas fritas
    Respuesta: Yo quiero papas fritas.
  • arroz
    Respuesta: Yo quiero arroz.

 

  • Repetir as frases sempre que houver qualquer problema de pronúncia.

– ¿Qué quieren de postre?
– Yo quiero un helado.

•  torta
Respuesta: ¿–Qué quieren de postre? –Yo quiero una torta.

• ensalada de frutas
Respuesta: ¿–Qué quieren de postre? –Yo quiero una ensalada de frutas.

• flan
Respuesta: ¿–Qué quieren de postre? –Yo quiero un flan.

Atentar à mudança do artigo un para una quando o complemento da frase é uma palavra feminina.

– ¿Y para beber?
– Yo voy a tomar un jugo.

• jugo de naranja
Respuesta: – ¿Y para beber? – Yo voy a tomar un jugo de naranja.

• jugo de limón
Respuesta: – ¿Y para beber? – Yo voy a tomar un jugo de limón.

• gaseosa
Respuesta: – ¿Y para beber? – Yo voy a tomar una gaseosa.

• agua
Respuesta: – ¿Y para beber? – Yo voy a tomar agua.

 

Terceira atividade – Escucha y repite algunos productos del súper

  • Ouvir os nomes dos produtos que compramos no supermercado e repeti–los.
  • Tocar o CD duas ou mais vezes, dependendo da pronúncia dos alunos.

    •  el pan                                             •  la torta
    •  el yogur                                          •  la manteca
    •  el queso                                          •  los cereales
    •  la galleta                                          •  la leche
    •  el té                                               •  la jalea
    •  el sanduiche                                     •  el café

 

Quarta atividade – Escucha y repite las frases

  • Repetir a primeira frase do CD.
  • Colocar a segunda palavra e repetir a frase anterior, substituindo o nome da comida pela palavra que é ouvida.

Voy a comprar pan.

  • yogur
    Respuesta: Voy a comprar yogur.
     

  • Respuesta: Voy a comprar té.
  • café
    Respuesta: Voy a comprar café.
  • manteca
    Respuesta: Voy a comprar manteca.
  • queso
    Respuesta: Voy a comprar queso.
  • jalea
    Respuesta: Voy a comprar jalea.

Quinta atividade – Escucha y completa el texto con las palabras que oigas

  • Tirar cópias do texto seguinte e distribur para os alunos.
  • Tocar o CD para que os alunos entendam o contexto do diálogo.
  • Tocar uma segunda vez, com pausas, para que eles escrevam as palavras que faltam.
  • Tocar uma terceira vez para que verifiquem o que escreveram.

 

Respuestas – Diálogo 1

 

•  Menu                                        •  quiero
•  voy                                           •  jugo de naranja
•  pescado                                    •  cuenta
•  carne                                        •  cincuenta y cinco
•  ensalada                                    •  gracias
•  Aqui                                         •  Adiós
•  algo

 

Respuestas – Diálogo 2

•  comprar                                  •  pollo
•  súper                                      •  fideo
•  Vale                                       •  también
•  desayuno                                •  torta
•  leche                                      •  acuerdo
•  galleta

 


Diálogo 1– En el restaurante
Ahora, escucha y completa el texto con las palabras que oigas.

Pepe y Ana van a un restaurante.
Camarero: Buenas noches. Aquí está el ____________ .
Pepe: Buenas noches. _________ a comer un ___________. ¿Y tú?
Ana: Voy a comer ___________ y ____________.
Camarero: En seguida.
Camarero _______ está. Van a tomar _________.
Pepe: Sí, yo ________ una gaseosa.
Ana: Y yo, un _________.
Pepe: Peude traerme la _________, por favor.
Camarero: Aquí la tiene. Son __________ reales.
Pepe: Muchas __________. Buenas noches.
Camarero: __________. Buenas noches.

 

Diálogo 2– De compras
Escucha el diálogo y complétalo con las palabras que oigas.
Juan y Carmen van de compras.
Juan: ¿Qué podemos _________ para el fin de semana.
Carmen: Vamos al __________ y allá resolvemos.
Juan: __________.
Carmen: Para el ___________ vamos a comprar ________ y __________.
Juan Y para el almuerzo podemos comprar ___________ y ___________.
Carmen: ¿Y por qué no llevamos __________ una __________ para la merienda?
Juan: De _________.

 

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